terça-feira, 8 de novembro de 2011

Lisboa

Encerrarmos nossa visita à Óbidos debaixo de muita chuva, e, seguimos viagem para Lisboa. Depois de acomodados no Sana Executive Hotels, tomamos nosso chimarrão, aliás durante toda viagem foi nosso parceiro, tomávamos um pela manhã antes do nosso café e no final da tarde quando voltávamos dos nossos passeios. 
A noite um jantar no restaurante (uma história a parte), próximo ao Hotel e no dia seguinte lá fomos nós.


Mosteiro dos Jerônimos
Primeira parada no Mosteiro dos Jerônimos, uma obra exuberante! Junto ao Mosteiro visitamos a Igreja onde estão os restos mortais de Camões e vasco da Gama, além de outros personagens da História Portuguesa.
Jardim interno do Mosteiro dos Jerônimos


Enquanto esperávamos a chuva diminuir em frente ao Mosteiro, rapidamente chegavam muitas mulheres, algumas vestidas com roupas pretas e lenço preto na cabeça e outras usavam lenço colorido na cabeça. São as ciganas portuguesas, estas que estavam com roupas pretas eram as viúvas. estavam ali vendendo lenços, embora entre os portugueses elas sejam reconhecidas, as ciganas eram discretas pois estavam ali sem ter autorização para comercializar os lenços. Comentamos sobre as ciganas brasileiras que interceptam as pessoas nas ruas para ler a mão ou vender seus produtos. elas nos disseram que não tem por hábito fazer isso, leem a mão de uma pessoa caso a pessoa peça. uma delas falou: "Somos ciganas civilizadas". Diferente de alguns clãs de ciganos brasileiros que vivem em tendas, em Portugal moram em casas e não são nômades. 
Quando são flagradas pelos policiais (os rapas, colo elas os chamam) eles recolhem toda a mercadoria das ciganas.



Saímos do Mosteiro dos Jerônimos e fomos até a Praça da Figueira onde está localizado o Café Nacional onde almoçamos.
Confeitaria Nacional em funcionamento há 180 anos

Vistamos ainda a Rua Augusta, chegando na Praça do Comércio. A praça do Comércio nos oferece uma bela vista do Rio tejo, rio que banha Lisboa.
Voltando novamente pela Rua Augusta fomos até o elevador de Santa Justa ou elevador do Carmo como também é conhecido.




No ponto mais alto do Elevador de Santa Justa

Aproveitamos que a chuva tinha dado uma trégua e fomos para o Castelo de São Jorge, este castelo se localiza no topo de uma colina e o Rei afonso Henriques depois de tê-lo tomado dos mouros tornou este castelo na residência dos reis Portugueses.

Acesso ao Castelo de São Jorge - nos jardins muitos pavões  andando soltos













Finalizamos o nosso dia de passeios em Lisboa jantando na pizzaria ao lado do Hotel Sana. Mais uma vez fomos atendidos por garçons brasileiros. Um dos garçons (brasileiro, há 10 anos residindo em Portugal) chegou para o Edinho e falou: "é proibido entrar no restaurante sem camisa!" detalhe o Edinho estava com a camiseta (camisola) do Inter e o garçom era um torcedor (adepto) do Corinthias.
















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário