sábado, 5 de novembro de 2011

Coimbra

Chegamos em Coimbra já era noite. Fomos para o nosso Hotel, localizava-se no alto de um morro. Da sala onde tomamos nosso chimarrão visualizávamos o rio Mondego e no alto do Morro do outro lado do rio iluminada estava a imponente Universidade de Coimbra.


Coimbra, é um dos mais importantes centros do conhecimento de Portugal. Circulam por aqui acadêmicos, mestres e doutores, das mais diversas nacionalidades, todos em busca de conhecimento. Nesta universidade visitamos a Biblioteca Joanina, biblioteca que acumula um acervo de cerca de 300.000 livros, livros que hoje ainda podem ser utilizados para pequisa. O acadêmico quando quer um livro protocola um pedido e neste pedido justifica o porquê quer o livro para a pesquisa, se aceita a justificativa o livro é levado por um funcionário para a Biblioteca Central e lá então o acadêmico terá acesso ao livro.
Conforme instruções que recebemos os morcegos que vivem dentro da biblioteca tem um papel importante na conservação dos livros. Além da biblioteca manter-se com uma temperatura constante internamente, as estantes onde estão os livros serem feitos de um determinado tipo de madeira que libera um cheiro assim afastando os insetos, os morcegos se alimentam dos insetos que poderiam danificar os livros. Então todos dias antes de finalizar os trabalhos na biblioteca as mesas são cobertas para evitar que mesas e objetos sejam danificadas pelos dejetos dos morcegos. No dia seguinte é feita uma limpeza para depois mais uma vez receber os visitantes.
Na parte inferior (porão) está a cadeia dos estudantes. Para lá iam os estudantes que desacatavam a autoridade dos professores ou aqueles que durante as provas "colavam" dos colegas. Eram pequenas solitárias onde ficavam por dias cumprindo pena pelo delito acadêmico cometido.

Visitamos também o Museu Nacional Machado de Castro, neste museu circulamos pelo Criptopórtico Aeminium, consiste num labirinto de passagens subterrâneas romanas. Fomos acompanhadas por um guia que participou das escavações. Há partes deste labirinto como peças encontradas que foram encontradas recentemente (1998).
Ainda em Coimbra visitamos a parte baixa da cidade, na Rua das Azeiteiras almoçamos e depois seguimos nossa viagem para Fátima e Óbidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário