domingo, 30 de outubro de 2011



Desbravando a cidade do Porto ...


Já no início da manhã fomos surpreendidos pela troca do horário, até ontem dia 29 de outubro Portugal estava com horário de verão e na virada da noite os relógios foram adiantados em uma hora. 
Após nosso tradicional chimarrão fomos fazer nosso pequeno -almoço (no Brasil chamamos de café da manhã). 
Agora era hora de conhecer a cidade do Porto.
Embarcamos  na estação de metro (aqui em Portugal chamam de métro) próximo ao nosso hotel, e fomos até a estação São Bento. 


Estação do metro São Bento e ao fundo a estação de trem também São Bento.


Começamos nossos passeios pela Sé Catedral, uma construção  do século XII.
 Este é o altar principal da Sé. É uma obra de muita beleza, muito requinte. Bom mil coisas para pensar quando se está diante de uma obra destas...










             Estes são nossos parceiros de viagem, nossos amigos César e Vera.






Seguimos então nosso roteiro, agora no ônibus que faz a linha  turística que vai até Vila Nova de Gaia.
Durante o passeio começamos a observar muitos jovens com roupas pretas, as meninas com saias pretas, camisas brancas e blazer preto e um manto preto, os rapazes de calça social preta camisa branca um sobretudo preto e também um manto preto. Mas também grupos na sua maioria jovens vestindo camisetas de várias cores. Hoje era o dia da latada. A Latada é o primeiro evento que os alunos veteranos das universidades promovem para receber os calouros, e cada curso é caracterizado por uma cor de camiseta. A roupa escura só pode ser usada pelos universitários no segundo ano acadêmico.
Conforme o motorista nos explicou o ritual de iniciação acadêmica encerra em maio do ano seguinte quando novamente os acadêmicos se reunem para a queima das pastas numa grande fogueira.








Continuando nosso passeio paramos diante de duas igrejas que estão lado a lado, a Igreja do Carmo e a Igreja de Santana. Um tanto estranho isto, mas há uma explicação: a Igreja do Carmo era (e é) frequentada apenas pelos ricos da cidade do Porto, abrindo só nos finais de semana, enquanto a Igreja de Santana era (e é) frequentada por pessoas menos abastadas, abrindo diariamente.





Igreja do Carmo














Parte da igreja do Carmo e ao lado a Igreja de Santana










Seguindo nosso passeio descemos no Palácio de Cristal, embora o ão haja qualquer palácio relacionado ao nome, o que vale a pena visitar são os jardins.Caminhamos mais um pouco e chegamos ao Museu Nacional de Soares dos Reis, um antigo palácio. O museu retrata diversas fases da história de Portugal. Na entrada do Palácio um quadro de D. Pedro IV (nosso D. Pedro I)





Finalizada a visita era hora de parar para o almoço, almoçamos no Museu. 
Nos momentos de informalidade com o povo português aprende-se muito. 
Edinho pediu para a garçonete um Chopp. Ela não compreendeu, usou a palavra cerveja, foi quando ela disse que tinha em garrafa ou fino, ou seja em garrafa é a nossa tradicional cerveja e quando se pede um fino é um chopp.











Mais uma vez tomamos o ônibus e fomos até a Vila de Nova Gaia, localizada no outro lado do Rio Douro. Fizemos então o passeio pelo Rio Douro.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário